Em qualquer situação a atividade seguradora assume um papel importante; sem ela, a economia não avança à velocidade desejada

Os profissionais da indústria cinematográfica também têm a necessidade de proteger, tanto o sucesso do projeto como minimizar os riscos patrimoniais de suas empresas.

Acidentes ou problemas de saúde com os principais atores e profissionais da industria estão entre as principais causas de preocupação. O prejuízo causado por uma eventual paralisação das filmagens é um dos grandes motivos das contratações das apólices.

Os elevados custos dos equipamentos é outro fator relevante para optar pela contratação do seguro. Não só pelo valor do equipamento em si, mas também pela eventual avaria do equipamento provocará um elevado e indesejado aumento no orçamento do projeto que o poderá arruinar à nascença.

Não menos importante é a preocupação com acidentes que envolva o Staff e terceiros. As produtoras são responsáveis pela segurança de todos os envolvidos nas filmagens. Existem, por exemplo, cláusulas expressas em convenções coletivas das categorias de trabalho prevendo inclusive a obrigatoriedade de se ter à disposição equipes de resgate dependendo do risco a que os trabalhadores estejam expostos.